Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto está em espaço simples nos elementos pré e pós textuais, e espaço 1,5 nos elementos textuais; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Pesquisas envolvendo seres humanos – A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos e aprovados pelo Conselho de Ética.  Tais artigos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento constando do último parágrafo da seção Método do artigo e a aprovação do Conselho de Ética.

Author Guidelines

NORMAS PARA EDIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

A Fasem Ciências estabelece as normas abaixo para edição e apresentação de artigos científicos com o objetivo de prover banco de artigos para exame e possível publicação em sua revista.

1 CONTEÚDO

Os artigos devem conter de 10 a 15 laudas correspondente aos elementos textuais. Seus elementos básicos deverão obedecer aos itens abaixo:

a) elementos pré-textuais:

- títtulo;

- subtítulo (se houver);

- autoria (incluindo currículo e email para contato no rodapé);

- resumo na língua vernácula;

- palavras-chave;

- resumo em língua estrangeira (inglês);

- palavras-chave em língua estrangeira.

b) elementos textuais:

- introdução, com apresentação do tema, problema, possíveis hipóteses, objetivos e justificativa da comunicação;

- desenvolvimento, com apresentação do referencial teórico metodológico utilizado na pesquisa, os resultados obtidos e a discussão do assunto;

- conclusão, com destaque para as aplicações, implicações práticas e relevância sócio científica da produção, além da indicação das possibilidades de repetição da experiência.

c) elementos pós-textuais:

- referências, segundo ABNT NBR 6023:2002;

- glossário, elemento opcional mas relevante segundo a natureza da pesquisa e da linguagem empregada no artigo;

- apêndices, opcional mas importante para o leitor que queira repetir a experiência;

- anexo, elemento opcional.

2 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

 

Os artigos obedecem as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e resoluções do corpo editorial da Fasem Ciências.

Os itens abaixo relacionados têm caráter normativo e geral:

  • O tema central do artigo deve estar ligado a qualquer área do conhecimento científico devendo ser objetivo e sugestivo à prática da leitura;
  • O texto deve ser digitado em programas de editores de textos, formato A4, fonte Arial;
  • Os elementos textuais devem ter espaçamento 1,5 nas entrelinhas, fonte tamanho 12, porém as citações longas devem ser em fonte 11 e notas de rodapé 10;
  • Os elementos pré e pós-textuais devem ser digitados com espaçamento simples (1,0) nas entrelinhas;
  • O título do artigo deve ser breve, específico e descritivo, contendo palavras que representem o conteúdo do texto.
  • Na primeira lauda deve constar um resumo, de caráter informativo, com o mínimo de 100 (cem) e no máximo 250 (duzentos e cinqüenta) palavras, sem epigrafes.
  • As notas devem vir indicadas no corpo do artigo, em numeração sequencial, imediatamente após a frase a que dizem respeito. As notas poderão vir no final do texto ou no rodapé.
  • A paginação deve vir no canto superior direito;
  • As referências bibliográficas devem ser indicadas no final do texto e separadas entre si por um duplo enter.
  • O trabalho poderá ter mais de um autor, mantida a fidedignidade da autoria.

3 NORMAS PARA EDIÇÃO

 

3.1 FORMATO

 

Papel: A4;

Fonte: Arial 12 para texto; Arial 10 para legendas de ilustrações, notas de rodapé; Arial 14 para o título e subtítulo do artigo.

Espaçamento: 1,5 nas entrelinhas para os elementos textuais e 1,0 para os pré e pós textuais.

Parágrafo: 1,5cm da margem esquerda;

Margens: superior e lateral esquerda: 3cm. Inferior e lateral direita: 2cm.

3.2 TÍTULO E SUBTÍTULO DO TRABALHO

Título: centralizado, em maiúsculas, em negrito; fonte 14;

Subtítulo: centralizado, abaixo do título, em maiúsculas, sem negrito, fonte 14.

3.3 AUTORIA

Nome(s) do(s) autor(es): sem negrito, à margem direita, fonte 12, seguido do número indicativo da nota de rodapé;

Titulação e instituição que pertence: em nota de rodapé, fonte 10;

Endereço eletrônico, telefone e fax: em nota de rodapé, fonte 10.

3.4 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

Resumo: abaixo da autoria; parágrafo único, com 100 a 250 palavras, fonte 11;

Palavras-chave: de três a seis, fonte 11, separadas entre si por ponto final.

3.5. ABSTRACT E KEYWORDS

Abstract: tradução do resumo para língua inglesa.

Keywords: tradução das palavras-chave para língua inglesa.

3.6 ARTIGO

Dividido em itens e em subitens à esquerda, com numeração progressiva.

1INTRODUÇÃO (Seções primárias: fonte 12, maiúsculas e negrito)

2 MMMMMMMM

2.1 Mmmmmmm (Seções secundárias: fonte 12, maiúsculas/minúsculas e negrito)

3 MMMMMMM

3.1 Mmmmm

3.1.1 Mmmmmm (Seções terciárias: fonte12, maiúsculas/minúsculas, negrito e itálico)

3.1.2 Mmmmmm

3.1.2.1 Mmmmmm (Seções quaternárias: fonte 12, maiúsculas/minúsculas e itálico)

3.1.2.1.1 Mmmmmmmm (Seções quinárias: fonte 12, maiúsculas/minúsculas)

4 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

GLOSSÁRIO

APÊNDICES

ANEXOS

 

3.6.1 Abreviaturas, siglas e símbolos

 

Abreviaturas e Siglas: por extenso e abreviatura ou sigla entre parênteses na primeira citação;

Símbolos: utilizar o sistema internacional.

3.6.2 Equações e fórmulas

 

Alinhadas à esquerda e destacadas no texto, com espaço duplo nas entrelinhas e numeradas quando necessário.

3.6.3 Ilustrações

 

Cada ilustração deverá ser identificada pela palavra designativa, como Gráfico, Esquema, Quadro, Mapa, Fotografia etc., numerada seqüencialmente em algarismo arábico. O título deve ser centralizado na parte superior da ilustração e a fonte localizada na parte inferior, ambos em fonte 11.

Exemplo:

Mapa 1 - Localização da barragem

 

Fonte: (Internet)

Tabelas

 

Numeradas em algarismo arábico e separado por traço do título que deverá estar na parte superior, em fonte 11. A tabela deve ser aberta nas laterais e conter dados estatísticos. Na parte inferior deverá ser informada a fonte consultada para elaboração da tabela.

3.6.4 Citação bibliográfica

 

Ver normas para citação do sistema autor-data na ABNT NBR 10520:2005. A indicação da página na citação somente é obrigatória quando for transcrita do documento consultado (citação direta).

a) Quando um trabalho com um, dois ou três autores for citado no texto, deve-se usar a seguinte forma:

Silva (1995) enfoca...

Tem sido mostrado que... (SILVA, 1992).

Campos e Lima (1992) mostram que...

Tem sido mostrado que... (CAMPOS; LIMA, 1992).

Silva, Campos e Lima (1992) mostram que...

Tem sido mostrado que... (SILVA; CAMPOS; LIMA, 1992).

b) Quando o trabalho tem mais de três autores, citar o primeiro seguido da palavra et al. Exemplo: Vieira et al. (1996) apresentam...

c) Trabalhos publicados no mesmo ano, pelos mesmos autores, usar as letras do alfabeto em ordem (de acordo com a lista das referências) junto ao ano da obra. Exemplo:

Silva (1995a; 1995b) afirma que...

3.7 REFERÊNCIAS

Seguir a NBR 6023:2002 mais recente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A lista de referências deve incluir somente os trabalhos citados no texto (inclusive das legendas das figuras e tabelas).

As referências deverão ser relacionadas em ordem alfabética de acordo com o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) principal(is), o(s) prenome(s) deve ser por extenso, se possível.

Digitada à margem esquerda, com sobrenome em maiúsculo e os prenomes em minúsculo.

Quando o(s) autor(es) tiver(em) mais de um trabalho citado usar um traço com 6 espaços no lugar do nome, sendo a ordem alfabética obedecida de acordo com o título.

Os títulos (livros) ou nome do periódico (periódicos) deverão ter destaque em negrito.

Exemplos:

a) Livro

CONDURÚ, Marise Teles; PEREIRA, José Almir Rodrigues. Elaboração de trabalhos acadêmicos: normas, critérios e procedimentos. 2. ed. Belém: NUMA/UFPA, EDUFPA, 2006.

b) Capítulo de livro

ENRíQUEZ, Gonzalo; SILVA, Maria Amélia; CABRAL, Eugênia. Estudo dos produtos naturais selecionados. In: ______. Biodiversidade da Amazônia: usos e potencialidades dos mais importantes produtos do Pará. Belém: NUMA/UFPA, 2003.

MORAES, Raimundo de Jesus Coelho de. Educação para a cidadania: participação no processo de gestão ambiental. In: OLIVEIRA, Maria Cristina César de. Meio ambiente, cidadania e lei. Belém: NUMA/UFPA, 2004.

c) Artigo em revista

PINTO, Lúcio Flávio. Amazônia: do Éden à porteira fechada. Revista NO+. Belém, v. 1, n. 1, p. 11-12, jan./jun. 2003.

d) Artigo em Anais

ALMEIDA, Wagner Fonseca de. Produtividade na área operacional de limpeza urbana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20., 1999, Rio de janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABES, 1999. p. 274.

3.8 GLOSSÁRIO - Elemento opcional.

3.9 APÊNDICES - Elemento opcional.

3.10 ANEXOS - Elemento opcional.

Sumário

Apresentação do Sumário da Edição da Revista.

Resenhas

Serão submetidas a avaliação e possível publicação a resenha de livros científicos, técnicos e tecnológicos de visível interesse público para a comunidade acadêmica e científica com a finalidade de incentivar a leitura e propagação dos resultados de novas pesquisas.

As resenhas para publicação deverão conter as seguintes partes: a) uma parte introdutória contendo biografia resumida do autor do livro e apresentação do assunto principal (tema-problema-tese); b) uma parte de desenvolvimento com a apresentação do resumo da obra, seus principais aspectos, assuntos de suas partes, capítulos etc., que permita ao leitor um conhecimento panorâmico da obra; c) uma parte final, conclusiva, em que o autor da resenha deve relacionar as críticas e fazer seus comentários de modo ético e respeitoso, sempre com a finalidade de cativar o leitor da resenha para a leitura da obra na íntegra.

As resenhas de livros devem ter no máximo 5 laudas e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês. Os elementos de identificação do autor da resenha no final da resenha indicando filiação institucional, resumo da biografia e titulação, e-mail, endereço para correspondência

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