A ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
UMA ANÁLISE À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD)
Palavras-chave:
Livro Didático de Português, Interacionismo Sociodiscursivo, Gêneros TextuaisResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reafirmou a importância do texto, em seus diferentes gêneros, como um dos objetos centrais no ensino de linguagens. Nesse panorama, este artigo tem como objetivo geral analisar a abordagem dos gêneros textuais no livro didático de português (LDP) do Ensino Médio à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), uma vez que essa teoria considera os gêneros de texto como práticas sociais que desempenham funções específicas em situações comunicativas. Os gêneros são interpretados a partir das interações sociais e dos contextos nos quais estão inseridos. Desse modo, a pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos de autores como Bronckart (2006; 2012), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil,2018). Do ponto de vista epistemológico, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos exploratórios. No que tange aos procedimentos técnicos, temos uma pesquisa bibliográfica e documental e de abordagem qualitativa. Abordamos discussões sobre os gêneros de texto em sala, tendo como base o ISD e as discussões propostas na BNCC (Brasil, 2018) e, por fim, promovemos uma análise de dois capítulos, os quais estão inseridos em dois livros didáticos do Ensino Médio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/2021). Concluímos que a simples apresentação de um gênero de texto em um livro didático não oportuniza ao estudante compreender as especificidades desse gênero nas práticas sociais, mas, ainda assim, algumas obras apresentam o texto de modo superficial ou, até mesmo, apenas para a inserção de conteúdos de análise linguística.
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